É bastante comum que os donos de pets percebam uma maior queda dos pelos de seus companheiros em algum momento, levando essa reclamação para o veterinário. 

Existem diversos fatores, sejam eles distúrbios ou alimentação inadequada, que explicam essa queixa. A seguir, você poderá entender um pouco mais sobre as mais frequentes.

Deficiências nutricionais

A causa mais frequente de queda de pelos nos felinos é a deficiência de certos nutrientes e minerais na dieta, que pode afetar o ciclo de crescimento e vida do pelo, fazendo com que eles caiam em maior quantidade, e às vezes, criando falhas em alguns pontos.

Esse problema pode ser diagnosticado através de um exame de sangue feito com a ajuda de seu veterinário de confiança. 

Normalmente, a falta das seguintes vitaminas podem causar a queda de pelos:

  • Vitamina A: responsável por diversas funções vitais, em falta, além de queda dos pelos, pode causar perda de peso por falta de apetite do pet, problemas de reprodução, enfraquecimento dos ossos, dificuldade de visão noturna e degeneração de retina e córnea.
  • Vitamina D: Nós, humanos, temos a capacidade de sintetizar nossa própria vitamina D, porém, os gatos não têm esse poder, necessitando de uma fonte externa, ou seja, vinda de alimentação. A falta dessa vitamina pode causar afinamento do pelo, assim como a queda, mas também o enfraquecimento ósseo, osteoporose, problemas no intestino, diminuição da função renal e até mesmo paralisia.
  • Vitamina E: Importante antioxidante que auxilia na manutenção da imunidade dos pets em geral, por isso, quando está em falta, eles ficam suscetíveis a doenças e agressões de microorganismos. Além disso, pode causar problemas dermatológicos que levam à queda dos pelos.

Dermatites

As dermatites são doenças crônicas da pele que costumam apresentar erupções, coceiras e até mesmo mudança no aspecto da pele. Muito comum em nós humanos, também podem aparecer em pets quando entram em contato com um agente alergenico, por exemplo, por isso, o tratamento geralmente é feito de forma tópica, ou seja, através de pomadas, sprays ou cremes. As mais comuns são:

Dermatite alérgica à picada de pulgas

Esse tipo de dermatite ocorre quando o gato sofre uma reação alérgica à saliva da pulga, uma picada do parasita já é o suficiente para causar intensa coceira, que se durar por muitos dias, podem causar feridas na pele do bichinho. Ela é muito semelhante à alergia que humanos possuem a picadas de insetos como mosquitos e formigas.

Essa agressão pode levar à queda dos pelos no local onde o animal está coçando com frequência, causando inclusive uma falha.

Dermatite alérgica alimentar

Assim como os humanos, os pets também podem apresentar algum grau de intolerância ou alergia a uma substância encontrada em sua alimentação.

Nesse caso, ela pode se manifestar como coceira por todo o corpo do gato, e devido ao atrito das patas com os pelos, podem causar a queda.

A solução é simples, mas precisará de um acompanhamento de um veterinário para adequar a dieta do seu companheiro, em geral, utilizando rações hipoalergênicas.

Micose

A micose é uma infecção causada por um fungo que costuma atacar a pele, as unhas e o couro cabeludo dos humanos, porém, ela também pode aparecer em pets.

Nesse caso, a queda dos pelos não costuma aparecer sozinha, com ela, surgem inflamações da pele da base da unha, unha quebradiça, lambedura do local afetado e também coceira.

Essa doença merece atenção, pois, além dos incômodos já citados, ela pode ser transmitida facilmente para outros pets e também para humanos que convivem com o gato. Há ainda um agravante: Os felinos podem ser um portador silencioso dessa doença, ou seja, apesar de não apresentar sintomas, pode ser um agente transmissor. 

Uma boa maneira de evitar que essa doença chegue até seu lar é evitar o contato de seu gato com outros pets desconhecidos.

O tratamento pode ser feito de forma tópica, usando pomadas e sprays no local afetado, ou via oral, de acordo com recomendação do veterinário.

Alopecia psicogênica felina

A alopecia (termo médico para queda de cabelos/pelos) psicogênica (ocasionada de problemas psicológicos) costuma se manifestar como uma mudança comportamental do pet em decorrência de um estresse.

A ansiedade com que o gato está lidando se manifesta através de lambedura compulsiva do pelo, muito semelhante aos humanos que roem unhas ou estalam dedos.

Esse distúrbio pode ser desenvolvido por conta de diversos fatores, sendo os mais comuns a introdução de um novo animal ao seu ambiente, o nascimento de um bebe, a mudança de casa ou de rotina da família.

O tratamento requer um pouco mais de esforço, pois necessita da identificação do fator causador do desequilíbrio psicológico e o ajuste dele. Além disso, em casos onde o problema é prolongado, os felinos também podem ser auxiliados com ansiolíticos e antidepressivos.