O livro “A história de Guto o gato”, é um livro da Editora Nobel e do autor Brandão Toni, contém 160 páginas escritas numa narrativa, voltada para o público infanto-juvenil.

Retrata a história de um garoto chamado Guto e este garoto é irmão de Dora (do livro “A História de Dora Voadora”) tem uma trama divertida, onde Guto é um garoto que foi se transformando em gato no decorrer da historia, mas ele não sabe disso. Nesse desenrolar da história, conta todo o mistério de Guto e todos ficam surpresos, seus amigos, suas irmãs, seu pai, sua mãe, a empregada que trabalha para família que se chama Gretchen e todos os que o conhecem. Ninguém sabia o que se passava com Guto e ficavam preocupados e acompanhando as suas atitudes, até que ele deixa claro, como a falta da comunicação na adolescência, gera dificuldades de crescer.

Guto é o personagem principal, mas tem outras histórias que vão se desenrolando juntamente com a sua. Tem o encanto de Felipe de poder falar ao telefone com a irmã mais velha de Guto, a Gabi. Rola o misterioso roubo na sala de aula e o apavorante chamado da coordenadora do colégio. A indiscrição de Dora, que fala mais do que a boca e deixa Guto furioso. O assalto que ocorreu com seu Augusto. O monólogo que a Gabi escreveu e foi pro Felipe errado. As indiretas de Felipe sobre a amizade íntima de Guto e Lipe. Essas são algumas das histórias que acontecem e que fazem refletir sobre violência  urbana, futebol, medos, enganos, valor da amizade, descobertas, novos sentimentos e homossexualismo.