Decidir se tornar um tutor de gatos é um desafio gratificante, esse animal é ideal para quem procura uma rotina tranquila, já que ele é super independente e te dará afeto na medida certa!

Na hora de procurar pelo seu novo amigo, prefira sempre a adoção, dessa forma, você estará ajudando um abrigo ou instituição a salvar uma vida de forma segura.

Antes de buscar o gato, será necessário preparar sua casa e modificar sua rotina para que a adaptação dele seja tranquila e completa. Entenda mais sobre lendo os próximos tópicos:

Cuidados com a saúde do novo gato

Caso você esteja buscando um filhote, não os adote antes de oito semanas de vida, e se possível, o leve para casa apenas depois de doze semanas. Nesse primeiro momento de vida, ele precisará da mãe para a alimentação, além de ser de extrema importância o aprendizado do convívio com os outros gatos da ninhada.

O calendário de vacinação do seu novo pet deve ser uma preocupação imediata, algumas das vacinas que devem ser aplicadas são:

  • Com 9 semanas de idade, os gatos podem receber a primeira imunização, utilizando a tríplice felina, que auxilia na prevenção da rinotraqueíte, calicivirose e panleucopenia. Ou a quádrupla, que além das doenças citadas, também protege contra a clamidiose.
  • A tradicional vacina contra o vírus da raiva também deve ser aplicada após os 4 primeiros meses de vida de seu gato.

A maioria dessas vacinas precisa ser aplicada de forma anual, por isso, converse com o veterinário e monte um calendário personalizado para seu gato!

Além das proteções citadas acima, é importante se preocupar com a vermifugação, tanto para os gatos adultos quanto para os filhotes, pois a presença de vermes é um problema muito comum, mas que pode trazer grandes problemas.

A primeira dose do vermífugo deve ser aplicada entre 15 e 30 dias de vida, e a segunda, 15 dias após. A vermifugação é mensal até o sexto mês de vida do felino. Na hora da adoção, certifique-se de que o abrigo fez esse processo!

Os primeiros itens que você deverá providenciar 

Os principais itens para um bom desenvolvimento, adaptação e qualidade de vida de um gato é uma dúvida frequente para os pais de pet iniciantes, porém, não há grandes mistérios:

  • Para buscar seu gatinho do local da adoção, você precisará de uma caixa de transporte que o protegerá no trajeto até sua casa. Ela também será útil para idas ao veterinário, por exemplo.
  • Seu novo companheiro precisará de uma cama confortável que permita que ele se sinta confortável e seguro imediatamente, isso facilitará a adaptação do gato em sua casa.
  • Uma caixinha de areia e uma pá para recolher as fezes dos animais.
  • Seu gato deve ter água a disposição todo o tempo, por isso, as tigelas de água são um dos itens principais dessa lista. Se você quiser “mimar” seu gato, opte por aquelas que possuem uma espécie de “fonte”, é comprovado que esses animais são atraídos pelo movimento da água, o que o fará consumir uma quantidade maior.
  • Outra necessidade é a tigela para comida. Se você quiser dar um “up” nesse item, opte por comedouros quebra-cabeça, eles são uma ótima opção para entreter mentalmente o gato, além de estimular a trabalhar pelo alimento, algo que gatos domésticos acabam não precisando.
  • Se seu gato possui pêlos fartos e longos, como a raça persa por exemplo, providencie uma escova apropriada, pois você deverá escová-lo todos os dias.
  • Um item mais divertido para presentear seu bichinho é a árvore para gatos, esse utensílio permite que ele o arranhe livremente, escale e se esconda quando desejar, respeitando os instintos naturais que ele terá ao longo da vida.

Como funciona a alimentação

A alimentação de seu novo gato irá ditar sua saúde e bem estar, por isso, é importante entender as necessidades individuais e gerais de cada um.

Na hora de escolher a ração, você deverá levar em consideração os seguintes fatores:

  • Idade – filhote, adulto ou idoso,
  • Porte – pequeno, médio ou grande
  • Raça – Persa, Siamês, Angorá, Sphynx…

Além disso, fique atento a tabela nutricional da ração, alguns pontos precisam ser analisados, entre eles:

  • Os gatos têm uma exigência muito alta de proteína e aminoácidos essenciais, um dos quais é a taurina.
  • Uma das principais fontes de energia dos felinos é a gordura.
  • Uma peculiaridade é a necessidade de vitaminas, principalmente a D, que só será suprida através da alimentação.
  • Além da citada acima, ainda são essenciais fontes de Vitaminas A, B12 e E.
  • Os minerais mais importantes na alimentação dos gatos são o zinco e o selênio.
  • Observe se o produto contém presença de transgênicos, corantes e conservantes, a longo prazo, uma grande quantidade desses componentes pode afetar a saúde do bichinho.
  • Em filhotes, a ração precisa ser macia, para ajudar na suave transição entre o leite e os alimentos sólidos. Além disso, até os 4 meses, eles precisam de uma dieta rica em antioxidantes para ajudar a melhorar suas defesas naturais e imunidade.

Em geral, os gatos gostam de comer em espaços calmos, onde não podem ser incomodados por “predadores”. Por isso, escolha um local menos movimentado de sua casa para deixar a tigelinha com comida.

Uma dica: Tente não variar muito a dieta deles, apesar dessa mudança ser benéfica para nós humanos, para eles, pode causar um certo desconforto digestivo.

Para famílias que já possuem pets

Se você já tem um pet em casa, existem alguns cuidados gerais que precisam ser tomados antes de apresentar o novo gatinho à família:

  • Nos primeiros dias, separe um espaço apenas para o gato, deixe que ele se adapte primeiro ao seu novo lar, sem contato com os seus novos “irmãos”. Se possível, reveze esse local de isolamento, separe um quarto, depois outro, depois a sala, depois uma varanda, e assim por diante. Dessa forma, ele irá entender por conta própria a disposição dos móveis e como cada local funciona.
  • Não esqueça de continuar dando atenção normalmente para seus outros pets, dessa forma, eles não sentirão que o novo integrante da família está “roubando” o espaço que eles já conquistaram.
  • Algo que você precisa ter em mente, é que os próprios pets decidem a hierarquia entre eles, porém, é importante não permitir que sejam agressivos uns com os outros, já que nesse início, são criadas as “regras” de convívio mais fortes, então seja paciente e atento a detalhes.

Caso os outros pets sejam caninos, você precisará de algumas atenções especiais:

  • Primeiro, ao apresentá-los, mantenha o(s) cachorro(s) em uma guia, tente mantê-lo calmo, e se possível, ofereça uma recompensa por isso, um biscoito é uma boa opção, além de carinho!
  • Além do cuidado acima, escolha um cômodo mais amplo, onde o gato possa se afastar caso sinta medo.
  • É importante não forçar esse primeiro contato, dê tempo para que o gato se acostume a presença do novo amigo, ele irá se aproximar quando se sentir confortável.

Já se os outros pets forem gatos, algumas dicas são:

  • Escolha um local amplo, onde os dois possam correr e se esconder caso se sintam desconfortáveis ou com medo.
  • Nos primeiros dias, não os deixe juntos o tempo todo, aumente o tempo de convívio gradualmente, comece com uma ou duas horas, e vá aumentando aos poucos.
  • Na hora de arrumar as caixas de areia, assegure-se que cada um terá a sua própria. Uma outra dica é ter uma caixa extra, dessa forma, eles poderão escolher qual querem usar, sem ultrapassar o limite do outro pet.

Seguindo essas dicas, apesar de nunca conseguir controlar totalmente o humor e hábitos dos pets, você criará um ambiente propício ao bom convívio!