Adotar um cachorro é o desejo e sonho de milhares de pessoas, além de ajudar um animal a ter um lar confortável, você ganhará um fiel amigo para vida. Porém, como todos os pets, os cães precisam de atenção e cuidados especiais.

Os primeiros dias do cachorro em uma nova casa podem ser desafiadores, é comum que ele chore, fique assustado ou até mesmo agressivo, afinal, ele está tentando se proteger de possíveis perigos desse novo local.

Para uma adaptação mais rápida e suave, comece deixando-o livre, de preferência em espaços onde ele possa correr, pular e até mesmo se esconder. É comum que nesse período ele faça as necessidades em locais inadequados, porém, não é o momento de brigar ou repreender o animal, tenha paciência.

Alguns outros cuidados e recomendações precisam ser analisados, separamos os mais importante nesse artigo e você poderá acessá-los a seguir:

Cuidados com a saúde do cachorro

Existem algumas formas de adotar um cachorro, porém, nem todas elas possuem tutores que se certificam de sua saúde, por isso, é de extrema importância garantir alguns cuidados antes de levar o pet para sua casa. Entre eles, podemos citar a vermifugação e os medicamentos anti parasitas, que devem ser feitos tanto em filhotes, quanto em animais adultos. Sem esse cuidado, você poderá colocar toda a sua família em risco, pois alguns vermes e parasitas também se manifestam em humanos.

O processo de vermifugação deve ser feito entre os primeiros 15 e 30 dias de vida do animal. Depois disso, são necessárias outras 2 doses, com intervalos de 15 dias cada. Fique atento a esse calendário, e principalmente, busque ajuda de um veterinário para analisar o caso de seu cão.

Outra preocupação que você precisa ter é com relação ao calendário de vacinas do seu novo companheiro. 

  • A vacina polivalente V10 protege o seu cão e a sua família de doenças contagiosas e zoonoses que podem ser fatais. São necessárias 3 ou 4 doses iniciais, sendo a primeira, entre os primeiros 42 a 45 dias de vida do filhote e as as doses seguintes devem ser realizadas com intervalos de 21 a 28 dias. O reforço dessa proteção é feito de forma anual.

Caso seu cão já seja adulto e você ainda não tenha a certeza de que ele passou por essa vacinação, consulte um veterinário antes de recebê-lo em sua residência. 

  • A vacina antirrábica protege seu pet e sua família do temido vírus da raiva, que é fatal em praticamente todos os casos. Ela pode ser aplicada logo na fase de filhotes, a partir dos 3 meses de idade. Já o reforço dessa vacina precisa ser feito anualmente. Esse vírus pode ser transmitido dos cães para os humanos através de mordidas ou arranhões.
  • Assim como os humanos, os cães também se vacinam contra a gripe (Tosse dos Canis), a aplicação dessa vacina pode ser feita em conjunto a segunda dose da vacina polivalente (V10), por volta dos 80 dias de vida do pet. O seu reforço também precisa ser anual.
  • A giardíase é uma doença que pode causar sintomas como vômito, apatia e perda de peso em seu cão, e para prevenir, você também pode optar por vaciná-lo contra essa doença. A proteção pode ser feita a partir dos 2 meses de idade do pet e necessita de uma segunda dose que pode ser aplicada entre 3 e 4 semanas após a primeira. O reforço é anual.

Não deixe de anotar as datas e doses das vacinas, pois a maioria precisará de reforços. Além dessas, o seu veterinário poderá aconselhar a aplicação de outras que completarão o calendário vacinal de seu pet, siga as recomendações do profissional!

Os primeiros itens que você deverá providenciar 

Nesse momento, é importante obter todos os recursos para que seu pet possa se alimentar, exercitar, brincar e também descansar. Alguns itens essenciais são:

  • Comedouro para alimentação e outro para água: Pode parecer óbvio, mas esses são os primeiros itens que precisam ser adquiridos antes da chegada do animal. Existem tigelas de materiais e formatos diferentes, os mais duradouros são os de aço inoxidável, porém, os de plástico também são muito úteis e possuem um custo menor.
  • Coleira/guia: Toda vez que seu pet precisar sair de casa, seja para passeios rotineiros ou visitas ao veterinário, ele precisará de um sistema de coleira e guia para evitar problemas como fuga em locais movimentados. 
  • Caixa de transporte: Em alguns casos, como em viagens longas ou o transporte de um filhote, será necessário uma caixa fechada.
  • Desinfetante para ambientes, pás e sacos de lixo: lembre-se de que seu cachorro irá fazer as necessidades em locais inusitados nesse primeiro momento, por isso, ter materiais de limpeza a mão poderão te ajudar na hora de arrumar a bagunça, além de proteger outros animais e crianças que possam ter contato com fezes e urina do novo animal.

Como funciona a alimentação

A principal dúvida sobre a alimentação canina tem relação com a frequência, que dependerá, principalmente, da fase e idade que ele se encontra. Por exemplo:

  • Filhotes até 8 semanas – Devem se alimentar apenas de leite materno;
  • Filhotes entre 2 a 4 meses – Optar por rações mais macias, pois estarão transicionando entre alimento líquido para sólido. A alimentação deve acontecer 4x ao dia;
  • Cães entre 4 a 8 meses – devem comer 3 vezes ao dia;
  • A partir dos 8 meses – devem comer 2 vezes ao dia.

Porém, fique atento, não deixe o potinho com a comida disponível por todo o dia. Pré Estabeleça horários para as refeições, crie uma rotina para seu cachorrinho, dessa forma, você evitará maus hábitos e sobrepeso do animal.

Para famílias que já possuem pets

Caso o novo cachorro tenha que conviver com outros pets que já estão adaptados a sua casa, alguns pontos merecem atenção.

Se em seu caso você já possui gatos, por exemplo, evite, em um primeiro momento, deixar as duas espécies interagirem sem controle. A dica é isolar um dos animais, geralmente é mais fácil colocar o cão em uma guia, deixando o gato transitar ao seu redor, de forma com que acostume-se com a nova presença. 

Nesse momento, podem haver latidos, miados e estranhezas, mas não brigue com eles, faz parte do processo. Apenas evite que de fato, eles entrem em conflito, esse primeiro momento é essencial para a criação de hierarquias entre eles, além do entendimento das regras sociais.

Já se em sua casa existem outros cães, procure oferecer um primeiro contato neutro. Essa espécie costuma ser territorialista, por isso, podem tentar defender o território que eles já “conquistaram”.

Escolha um parcão, o quintal de um amigo ou até mesmo um estacionamento vazio, dessa forma, evitará o comportamento de defesa do cão mais velho.

Na chegada em casa, deixe o “irmão” mais velho entrar primeiro, sem coleiras ou amarras, dessa forma ele se sentirá menos incomodado com a nova presença que entrará a seguir. Mantenha o novo companheiro na guia, pois sem ela, ele correrá para explorar todos os novos lugares, o que pode incomodar o anfitrião.

Um momento de conflito comum entre os cães é a alimentação, por isso, mantenha os recipientes dos cães em locais separados.

E o mais importante: Não dê mais atenção para um dos animais, tente dividir igualmente, para que nenhum sinta ciúmes.

Seguindo essas dicas, seu novo amigo se sentirá em casa!