Se você é um tutor de pet, certamente já se perguntou se o comportamento dele enquanto dorme pode ser um sonho intenso ou um pesadelo, e principalmente, se deve acordá-lo por medo do seu companheiro estar em sofrimento. 

Com a dificuldade de comunicação com os animais, afinal, eles não têm a capacidade de nos falar através de palavras o que estão sentindo, precisamos recorrer a ciência para ter uma resposta sobre esse questionamento.

Mas, os pets sonham?

Primeiramente, vamos entender o que é o sonho e como ele se forma.

Quando sonhamos, nosso cérebro faz um compilado de tudo que ocorreu no nosso dia, sejam sentimentos, emoções, atividades, planejamentos ou preocupações, uma espécie de espelho do dia a dia, porém com um roteiro escrito pelo seu subconsciente.

Algumas teorias apontam que os sonhos são uma forma de organizar pensamentos ou até mesmo expressar desejos e sentimentos ocultos, que evitamos pensar ou dizer enquanto estamos acordados.

Partindo desse princípio, e dos estudos que apontam que existem diversas similaridades na estrutura cerebral e nos padrões de atividade do cérebro entre humanos e animais como cachorros, gatos, ratos e algumas aves, tanto dormindo quanto acordados, podemos entender que sim, os pets sonham.

Acredita-se que, assim como os seres humanos, os cachorros e gatos têm diferentes sonhos, com diferentes roteiros e sentimentos, porém, diferente de nós, os pets não conseguem expressar o que de fato está acontecendo, o que torna a análise desses sonhos muito complexa.

Como saber se é um sonho ou pesadelo?

Nos pets, os sonhos podem começar a partir dos 20 min de sono, podendo variar de acordo com a idade, porte e raça do bicho. Cachorros de pequeno porte, por exemplo, costumam ter sonhos mais curtos, porém, com mais frequência, se comparados com os de grande porte. 

Em geral, podemos observar seus comportamentos durante o período de sono, se movem o rabinho, simulam corridas deitados ou mexem as orelhinhas, é possível que eles estejam passando por um sonho prazeroso. Porém, se há agitação, gemidos ou rosnados e até choros baixinhos, esse pode ser um indício de que um pesadelo está passando por sua mente.

Dentre as atividades normais durante o sonho do seu pet, podemos citar: Pálpebras que se movem rapidamente, movimentos nas patas, orelhas, músculos da face, ele pode também rosnar, chorar e latir. 

Tenha cuidado e respeite o espaço e sono de seu pet. Enquanto dormem, eles estão em pensamentos profundos, e acordá-los nesse momento é uma atitude invasiva, que pode levá-lo a ter comportamentos incomuns, como mordidas ou sustos que podem ser prejudiciais para ele e para você.

Porém, se mesmo assim você ainda quiser tomar uma atitude, tente chamá-lo pelo nome, de forma suave e com certa distância. Quando ele acordar, espere alguns segundos para que ele possa se acostumar e entender que o sonho já chegou ao fim. 

Como proporcionar um sono mais tranquilo para meu pet?

Se a agitação de seu pet enquanto dorme está se tornando constante e você acha que pode ser algo prejudicial, afinal, eles também precisam ter uma boa noite de sono para conseguirem exercer as atividades normais, existem alguns detalhes que podem ser adaptados na rotina para tentar amenizar esse possível incômodo:

  • Escolher uma boa caminha: Pode ser que ele não se adapte à primeira que você comprar, mas não desista! Escolha de acordo com o porte do seu bicho e com o clima local. Se você mora em uma região mais gelada, a caminha precisa ser mais quentinha, com pelinhos ou fechadinha para que o frio não passe, se você mora em um local quente, opte por materiais que não esquentam muito.
  • Em dias mais frios, escolha uma roupinha para seu pet: Esse cuidado precisa ser feito principalmente com os cães de pelo curto, pois eles têm mais dificuldade para se auto aquecer. Opte por roupas mais larguinhas, que não os aperte durante o sonho.
  • Proteja-o de ventos e chuva: Se seu pet dorme do lado de fora, fique atento a períodos de chuva e ventos fortes, isso com certeza atrapalha o sono dele, deixa a disposição algum artefato onde ele possa se esconder e se manter quentinho, e se possível, abrigue-o dentro de casa. Se seu companheiro dorme dentro de casa, basta fechar as janelas em dias que o clima não está como de costume.
  • Fique atento à alimentação: Sim, a alimentação de seu pet pode ajudar ou atrapalhar a noite de sono, assim como em nós. Se seu bichinho passou a dormir de forma estranha depois de uma troca de ração, por exemplo, pode ser um sinal de que ele não está digerindo como deveria. Um outro cuidado que precisa ser tomado é com os horários das alimentações. Evitar disponibilizar os alimentos em horários próximos ao que ele costuma dormir é uma boa forma de evitar má digestão e pesadelos.