Ter um cachorro em apartamento ou casa é maravilhoso, mas não é tão simples como parece. Exige muita dedicação, cuidados com a saúde, limpeza, amor e espaço, para ele viver de uma forma bem saudável.

Muitos vão preferir cachorros ou gatos, que são os pets mais comuns, mas temos tantos outros, como peixe, passarinho, tartaruga, iguana, ramster, coelho e entre outros.

É interessante fazer uma pesquisa para saber qual bichinho de estimação se enquadra na sua rotina e que te agrada ter em casa.

A limpeza do local, independente de casa ou apartamento, é de extrema importância, pois cada animalzinho tem um cheiro e sua limpeza especifica. Evitar odores fortes que podem impregnar no ambiente.

Limpar o chão varrendo, passando aspirador, lavando com água e produtos específicos ou apenas passando pano, pode sanar a limpeza do local. Isso pode ocorrer também em estofados, tapetes e na casinha do animalzinho ou no local onde ele passa mais tempo ou transita pelo decorrer do dia. Assim vai evitar pêlos espalhado. Fazer a escovação do animal, é uma forma de limpeza também.

Recolher as fezes e limpar o xixi é imprescindível para evitar que se espalhe pelo ambiente. Deixar água fresca, manter sempre limpo as vasilhas de alimentos e com horário e local especifico para a alimentação. Recolher os restos deixados pelo chão e sempre retirar o alimento após o horário de alimentação, para evitar insetos e intoxicação por longa exposição ao ambiente.

Banho semanais ou conforme a necessidade do animalzinho, em alguns casos, será banho a seco. Limpar os brinquedos, cobertas e a casinha do animalzinho. Limpar as patinhas quando retorna de passeios na rua.

Dependendo do animalzinho escolhido, é possível um adestramento ou até mesmo a rotina estabelecida, ele siga as condições estabelecidas pelo próprio local.